sexta-feira, 22 de abril de 2011

Que dia é hoje?

Fiquei surpreso em não encontrar nenhuma reportagem, digamos, especial sobre esse dia. Não, não é Páscoa. Ainda não. Também não comemoramos nenhuma conquista dos direitos sociais como um salário mínimo que atenda a necessidades básicas, por exemplo. Algo me diz que isto está longe de acontecer. enfim. Afinal, que dia é hoje? Bem, hoje comemoramos (?) o dia do Descobrimento do Brasil, para ser mais meticuloso, comemoramos o Redescobrimento do Brasil, uma vez que já era habitado por índios. Mas disso todos nós sabemos. Isso pode ser prova que a cada ano, datas importantes perdem a sua importância, engrassado, o importante perder a importância?
Fazendo uma reflexão mais complexa, poderíamos dizer que hoje comemoramos o início da escravização e exploração dos índios? Que comemoramos o início dos saques aos recursos que aqui existiam? Comemoramos hoje a perda de riquezas inestimáveis para nos brasileiros. Será que teríamos a sagacidade de comemorarmos essa data marcante para nós? Esse foi o preço que pagamos para que pudéssemos dar inicio as relações internacionais.Um mundo sem fronteira, não é isso que queremos? Olha que engraçado, ontem também foi um dia importante. Não, não foi a Páscoa! Calma que Domingo já chega e dai sim você pode comer seu ovo de chocolate. Ontem foi o aniversário de execução de Tiradentes. Engraçado como as datas batem. Tiradentes foi um mártir da Inconfidência Mineira, que foi o movimento de revolta da separação do domínio da Corôa portuguesa. Junte os fatos: estávamos, até então sendo explorados por um país que não chega a ocupar a área do Piauí. Cômico? Não, trágico!
"A liberdade diminui à medida que o homem evolui e se torna civilizado". Momentos assim eu me questiono o motivo de macacos estarem em jaulas. Um dilema e tanto, concorda? E o que podemos fazer, já aconteceu! Podemos refletir, tomarmos medidas construtivas para não sermos "explorados", em que engloba sentido diversificado. O pior burro é aquele que não quer aprender. Aqui deparamos com outro problemas: nosso bom senso no que diz respeito a liberdade. Não proponho aqui um pensamento anarquista, de forma alguma, proponho um pensamento racional sobre o nosso dever, querer e poder. Che Guevara disse: "Sonhas e serás livre de espírito... luta e será livre na vida" Aqui, uma frase que sintetiza as consequências de nossas escolhas, seja pessoal ou social. O puro clichê social, já velho conhecido por quem lê as postagens do blog: competi a cada um de nós, os atos e as consequências.
Olha que engrassado, se é que consigamos rir, hoje também é Sexta-feira Santa. Dia de reflexão? Que isso. Índios sendo escravizados, recursos sendo saqueados, Tiradentes sendo enforcado, Jesus Crucificado!... Nossa que tragédia grega. Bem, grande porcaria tudo isso, afinal o que queremos mesmo é descer a serra, torrarmos no sol, enchermos a barriga de cerveja e crurrasco no vizinho. Mas calma, o brasileiro da seu jeitinho, tenho certeza que vai sobrar espaço para comer os veneráveis ovos de chocolate! Boa Páscoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário