domingo, 15 de maio de 2011

Família.

Aqui, mais um dia que se passa em branco, 15 de Maio. Você sabe que dia é hoje? Que pergunta não? Hoje é dia da decisão do Paulistão, Santos e Corinthians... Mas não vou fala de futebol, vou fala sobre o dia Internacional da Família. Claro que para fanáticos, principalmente dos dois times em questão é um dia importante, mas tão importante quanto um jogo, neste dia em especial, seria a reflexão sobre o significado de família.
Instituição, grupo social, pessoas que compartilham de um mesmo ambiente... Desses conceitos todos nós sabemos, que concordamos, são conceitos superficiais. Você poderia definir verdadeiramente família? Sua formação, importância, função social, entre outros?
A família mudou, está mudando e irá mudar. Família é uma prova quanto as teorias de Charles Darwin por exemplo, que diz que na natureza sobrevivem os mais adaptados. Família vem se adaptando ao longo da história, moldando características de sobrevivência em relação ao ambiente. Mas como, família então seria uma espécie? Vertebrado ou invertebrado, aquático ou terreno? Não. Na realidade nós nos adaptamos ao ambiente e juntamente conosco a família também. Portanto, família está dentro de nós, assim como a fruta está dentro da casca? Aqui, outra definição importante sobre família: ela reside no nosso interior, dentro de nós. Também não é novidade.
Mas afinal, há uma fórmula equacional para família? Um homem mais uma mulher, mais filhos, igual a família? Será que o conceito família não estaria acima de pensamentos limitados do homem, algo de... origem divina? Tão ferrenhamente defendida pela religião, a Igreja em si, de que a família deve ser preservada, seus valores e todo o resto... Se fosse verdade como julgam ser, essa ideia de "verdadeira família", constituída por homem e mulher, por qual motivo, razão e circunstâncias muitas famílias terminam em brigas, agressões físicas e verbais? Continuando na linha do pensamento religioso, você poderia me responder por exemplo que isso é influência do maligno... Pra mim, conversa afiada! Hoje o casamento, diretamente ligada a família se tornou em um evento, uma promoção social. Caso hoje, me separo amanhã, semana que vem, enfim, será que esse conceito família imposto pela religião não está um pouco ultrapassado? Mas se a união de homem e mulher não deduz primordialmente família, voltamos ao início: O que é família?
Família não seria os valores morais que unem duas pessoas ou mais, os verdadeiros sentimentos ligados a união do casal? Se respondeu sim a pergunta, não cairia por terra a definição fria e insentimental imposta pela Igreja? Bem, como pode presumir falo de união homossexual. Dois indivíduos do mesmo sexo, unidos por esses verdadeiros sentimentos, destacados acima, não seriam uma família? "Imagine, jamais!" é o que pensa a Igreja movida por interpretações hermenêuticas passíveis a erro, uma vez que temos entendimento limitado aos olhos de Deus, ou mais: que existem mais coisas no céu e na terra do que sonha nossa vã filosofia...
Portanto, conceitos retrógrados e mendicantes precisam urgentimente ser reavaliados, precisam ser adaptados as novas condições históricas e geográficas. Seja homem, mulher, hétero ou homossexual, reflita sua condição, aptidão, disposição e todos os ãos da vida, antes de formar uma família. Afinal, em outras definições, família não é a base da sociedade? Logo logo os muros, o telhado, toda a infraestrutura dessa sociedade virão por terra, pelo fato de termos uma base desestruturada. Como disse Darwin: os adaptados sobrevivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário